terça-feira, 3 de novembro de 2009

Sistema de Planejamento

      Sistema de planejamento é a parte da economia dominado pelas grandes empresas. As grandes empresas, ao contrário das pequenas empresas, sujeitas às leis de mercado, por meio de planejamento dentro de suas tecnoestruturas, passam a determinar o que deve ser produzido, em que quantidade e a que preço, para conseguir a estabilidade de que necessitam, devido à elevada quantidade de capital,  tempo e tecnologia normalmente investidos. Este conceito é definido por John Kenneth Galbraith, no seu livro “O Novo Estado Industrial”.

     As grandes empresas, o poder econômico, agem coordenadamente com o Governo, o poder político, com o objetivo de controlar o mercado, tanto o preço como a demanda de certos produtos ou serviços.  O sistema de planejamento impõe ao mercado, e ao consumidor, em muitos casos, o que este deve comprar e em que quantidade

   Grandes empresas e governo agem coordenadamente numa feliz confluência de interesses e ações. O governo entra com gastos públicos que revertem em contratações de grandes empresas, que se beneficiam dessa relação, ao mesmo tempo que executa ações, que exigem elevado aporte de capital, tecnologia e planejamento, que interessam ao governo.  Incluem-se nos gastos públicos o financiamento da preparação de gente treinada e educada em universidades e institutos de pesquisa públicos, além de investimentos em pesquisas, tanto nas entidades de ensino como diretamente em empresas, e armamentos militares. 

Isso vale nos Estados Unidos, país estudado por J.K. Galbraith, onde existem grandes expresas típicas de alta tecnologia dirigidas por tecnoestruturas altamente qualificadas, e universidades de primeira linha.

Qual o resultado da ação do sistema de planejamento? Estabilidade de preços, racionalização do trabalho (diminuição do trabalho penoso), produtividade mais alta do trabalho, automatização dos processos industriais, ampliação da classe dos intelectuais, engenheiros, técnicos, especialistas,  ampliação das universidades, aumento da importância do marketing e dos meios de convencimento das massas.

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